sexta-feira, maio 18, 2007


luisdantas1113@yahoo.com.br


CLÁUDIO LIMA:

OS LUGARES DA POESIA


Cláudio Lima acaba de editar a sua segunda obra em verso: Itinerarium. O poeta percorre neste livro os caminhos de uma viagem circular à procura da pureza inicial da palavra. Exprime em vários momentos o desencanto de um tempo concreto ( «a grande melancolia/ de não haver poesia/ até ao fim”) para depois se evadir num universo poético de outras dimensões. Vive e vibra com a sonoridade dos espaços mágicos: “antes da palavra, o sopro/ música singular, fonema/ errático, pulsar de signo/ hibernado”. Porque, afinal, no rumor da água, no canto das aves, nas vozes dos animais, no sibilar do vento, na colocação dos frutos, no crepitar do fogo, nos primeiros objectos e no espanto de todas as coisas está o segredo da palavra. Todo esse espanto significa a passagem para a festa da comunicação:

no tempo em que os homens falavam

as palavras eram nítidas

e vivas

eram palpáveis como coisas

e dóceis

e doces

no tempo em que os homens falavam

as palavras

como coisas:

o arco a funda

o fogo

o hálito lavado do amor

o baptismo imediato do espanto

a pergunta

sem os dígitos banais do telefone

no tempo em que os homens falavam

até os hiatos de silêncio

eram mais papoilas que metáforas”.

Assim emergem pelo conhecimento histórico e pelo ânimo interior do poeta os lugares primitivos e encantatórios da construção mágica da linguagem.

Da interpenetração do homem que escreve no “lento/ (...) ofício da mão» com esses lugares da poesia, a palavra é reinventada e chega até nós num “rumor/de antiquíssimos pastores/ soletrando em flauta/ os meridianos fonemas/ da saudade”.


Luís Dantas

Sem comentários: